sexta-feira, 24 de abril de 2015

AÇÕES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO HUSM


O Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde.
"A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. A educação permanente se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho" (BRASIL, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: MS, 2009, p. 20). 
Nesse sentido, a Educação Permanente se constitui em estratégia para desenvolver os serviços de saúde, pois implica em constante atualização por meio de ações intencionais e planejadas voltadas ao fortalecimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, que repercutem no interior das relações e processos desde o microcosmo da equipe, até as práticas organizacionais, interinstitucionais e intersetoriais a implicar nas políticas em que se inserem as ações em saúde.

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde desenvolve suas atividades nos diferentes eixos:
  • Educação em Serviço compreende atividades de desenvolvimento dos profissionais que atuam no HUSM, por meio de cursos, palestras, seminários de capacitação interna e externa.
  • Educação em Saúde para pacientes e acompanhantes, desenvolvida por meio de grupos de trabalho sobre temáticas de saúde que interessam à população.


  • ·     Integração ensino-serviço, a qual tem por objetivo integrar os profissionais de saúde (área médica, assistencial e administrativa), docentes e acadêmicos visando constituir um trabalho em equipe por meio de ações interativas, com vistas à inserção destes sujeitos em programas institucionais conforme as necessidades do serviço e do ensino, e por meio de visitas institucionais de profissionais de saúde e estudantes da área da saúde. Também, envolve projetos de extensão para a Rede Pública de Saúde que se desenvolvem acerca das políticas do SUS em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa;

  • Apoio à produção científica se desenvolve em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa.


Convém ressaltar que dentro da estrutura do NEPS, há o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (NEPE), o qual busca subsidiar a organização/construção do processo de trabalho da enfermagem (qualificação, autonomização) através do desenvolvimento de um novo modo de pensar-fazer crítico-reflexivo, comprometido com a busca constante do crescimento pessoal e profissional. 
O núcleo é composto por enfermeiros, integrantes de diferentes setores e unidades do HUSM, e se efetiva com reuniões semanais, nas quais são discutidos os processos de trabalho da enfermagem, bem como o desenvolvimento de capacitações, cursos e diferentes metodologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário